Cidades
Palmeira dos Índios registra um dos piores índices de transparência em Alagoas; apenas 31,44%
Enquanto o Governo de Alagoas celebra a conquista do Selo Prata em transparência pública, o município de Palmeira dos Índios enfrenta uma dura realidade: está entre os piores índices de transparência em Alagoas, perdendo até para pequenos municípios como Estrela de Alagoas, Minador do Negrão, Cacimbinhas e Igaci.
De acordo com o Programa Nacional de Transparência Pública (PNTP), por meio do radar da transparência, Palmeira dos Índios encontra-se no nível básico, o penúltimo entre os oito níveis de avaliação, com um índice geral de apenas 31,44%. Esse percentual revela que a administração do município declara míseros 23,81% dos itens essenciais que deveriam ser disponibilizados no Portal da Transparência.
Essa classificação coloca em xeque os compromissos assumidos pela gestão municipal, sobretudo após a assinatura de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) com o Ministério Público, no qual a prefeitura prometeu melhorias significativas na transparência e no acesso às informações públicas. Em vez de avançar, Palmeira dos Índios regrediu, descendo de nível na avaliação do PNTP entre 2023 e 2024.
A promessa descumprida
O TAC, firmado com o objetivo de tornar o Portal da Transparência uma ferramenta acessível e útil para o cidadão, parece ter ficado apenas no papel. Na prática, o município falha em atender critérios básicos de publicidade das informações públicas, como despesas, contratos, licitações e dados de interesse coletivo.
Enquanto cidades vizinhas de menor porte conseguem melhores desempenhos, Palmeira dos Índios parece estar à margem dos avanços no campo da transparência. A falta de comprometimento em disponibilizar informações públicas coloca em xeque a integridade e a credibilidade da gestão.
Um alerta para o futuro
Com a classificação "básico", Palmeira dos Índios corre o risco de comprometer ainda mais a confiança de seus cidadãos e até mesmo de órgãos de fiscalização. O mau desempenho não reflete apenas a ausência de transparência, mas também o descaso com o direito do cidadão de saber como os recursos públicos estão sendo utilizados.
A gestão municipal precisa, urgentemente, rever suas estratégias e assumir um compromisso sério com a transparência. O retrocesso apontado pela avaliação do PNTP é um alerta claro: ou Palmeira dos Índios adota uma postura de transparência ativa e responsável, ou continuará figurando entre os piores índices de Alagoas, consolidando um triste legado de opacidade administrativa.
Mais lidas
-
1MACEIÓ
Conferência Intermunicipal de Meio Ambiente acontece nesta segunda
-
2GUERRA NA UCRÂNIA
Esforços de Biden para 'fortalecer Ucrânia' antes de sua saída podem ajudar Trump, diz mídia
-
3TENTATIVA DE GOLPE
PF põe Bolsonaro como líder de organização e vê viagem aos EUA como parte de plano, diz TV
-
4ABATE CLANDESTINO
FPI flagra abate clandestino e evita o adoecimento da população em Penedo
-
5TEMPORADA 2025
CBF divulga jogos de ASA e CSA para a primeira fase da Pré-Copa do Nordeste